Monday, April 30, 2007

sketchbooks

da lista de coisas que todos ilustradores devem ter acho que sketchbooks estão lá no topo. aliás, designers, artistas, arquitetos, qualquer um que atue com imagens. bom, isso não é totalmente verdade... escritores, jornalistas, poetas, esses também devem ter um sketchbook. provavelmente eles dêem outro nome, mas no fim, é tudo a mesma coisa. o sketch book é onde estão todas as idéias, todos os experimentalismos, os desenhos da conversa de telefone, das filas de banco....
eu sempre adorei esse tipo de desenho descompromissado, de cadernos de rascunhos. acho que são objetos extremamente pessoais que acabam revelando mais sobre o artista do que suas obras. aliás, rascunhos (e todo o processo de criação) às vezes são muito mais interessantes do que a obra final. e esse post é porque eu descobri que talvez o renato alarcão traga o ser curso "diário gráfico" pra porto alegre. e eu já comecei a economizar, hehe. :)

esses são os meus sketchbooks no momento:

o do meio foi uma encomenda da ceres. ele é tão bonito que eu não me animei a usar ainda, hehe. ainda tenho um mini que carrego na bolsa.


e a minha mesa mostrando meus materiais mais importantes: os sketchbooks, as canetas e as jujubas.

8 comments:

Julia Pessoa said...

iééé! eu fiz o curso do alarcão aqui no rio! ah moça é muito bom, com certeza mudou minha visão de dezainer pra muito melhor!

e, bom... sempre tem a possibilidade docê vir pro rio, passear e fazer o diário gráfico. se quiser pouso, minha casa está às ordens. =D

bjão!

samanta said...

puxa, valeu!! :D:D
mas acho difíiiiiicil eu conseguir ir pro rio, hehe. é mais fácil o curso vir pra poa.. ;]

Anonymous said...

superbe blog!! bravo!

zz; said...

bom, faz um tempo já que conheço o seu trabalho, mas andava meio sumida daqui. conheci via marcelo. e acho extremamente legal a forma como você explora as imagens de forma tão... sua, sei lá. queria saber dar volume assim. e... sobre essa coisa de rascunho... eu concordo plenamente. ontem, meu pai me trouxe um livro impresso em folhas de sulfite e um amigo me pediu pra desenhar algo e eu peguei as folhas do livro por falta de opção e no fim o desenho ficou melhor do que eu esperava e... agora acho que vai virar meu trabalho de expressionismo pra história da arte, haha. rascunhos são interessantes, pessoais... não sei. simpatizo com o inacabado. e... bom, já escrevi muito por aqui. parabéns por todas as coisas lindas que você faz. :} espero sucesso daí. um beijo.

diego w. said...

sketchbooks matam a pau, muito!
Eu prefiro mil vezes ver o rascunho das coisas do que o acabamento final. A obra final pretende-se perfeita. O sketchbook tem todas as variedades que a vida e a arte permitem. E são mais expressivos.
Embora eu seja mais um admirador das tuas ilustrações. =)

E eu já sabia da existência do teu blog.
E agora vou comentar =)

elcerdo said...

Se Renato for a POA, nao deixe de faezr o curso dele, o cara é o mestre.
Ja faço a uns 4 anos, e é um vício que não ocnsigo largar.
E acho que vc deveria postar imagens dos seus sketchebooks.
Gosto muito desses rabiscos de cadernos.Acho que são nessas imagens que conhecemos o estilo de um ilustrador, pois sao desenhos em sua forma mais simpples, mais soltas e sem firulas.

Abraço

Anonymous said...

primeiramente olá XD
na verdade tô até sem saber oq dizer...
estou impressionada com seus desenhos!
e quando os vi me veio certo pensamento na minha cabeça: é isso o que eu quero fazer!*-*
meu olhos até brilharam!
bom, eu sou uma iniciante em desenhos, desenho em um estilo chamado "mangá"(o qual você com certeza já deve ter ouvido falar) e tenho 16 anos...
resolvi deixar aqui um comentário pela minha total curiosidade de saber qual a faculdade que você cursou...eu ando muito em dúvida em escolher qual faculdade escolher, embora saiba direitinho minha profissão: desenhista!^¬^/**
Não há nada q mais me encante!X3
No entanto, não quero apenas cursar uma faculdade de Artes visuais e ser uma professora -_-' quero poder ir além disso, quero ser como você, ilustradora!Mas não sei ao certo qual é a faculdade...por acaso é de designe gráfico?
por favor,se não for muito encômodo,gostaria q me respondesse...imagina!de você depende meu futuro XD (nossa!O_ov)
hahahah
pelo menos coloca aqui no seu blog,no próximo post...agora passarei mais vezes aqui pra saber como é o seu íncrivel trabalho!*o*aí posso talvez saber a facul q você faz...ou fez XD
obrigada por estar lendo esse coment tão enorme x_x alias,desculpa estar te encomodando com minhas besteiras...
mas eu sou muito curiosa!q nem um gato mesmo!
hihihi^^
obrigada mesmo
mesmo q naum responda, saiba q passo hj a ser mais uma das admiradoras dos seus desenhos ;3
beijinhos de muito sucesso aí pra você!
P.S.: eu nem rascunho muito XD sempre gostei mais do final dos meus desenhos pois é quando ponho cor neles que eles criam "vida" e passam o que eu gostaria de passar...

samanta said...

oi raposa! obrigada pelos elogios tão bacanas ^__^
bom, eu me formei em arquitetura, mas não recomendo essa faculdade pra quem quer seguir a carreira de ilustração. não existe um curso especializado e provavelmente outros ilustradores discordariam, mas eu acredito que design se aproximaria mais, e não artes visuais.
mas a carreira de ilustrador nunca é algo muito convencional e simples... cada um tem uma trajetória diferente.
se tu quiseres, eu posso te passar mais informações, minha experiência profissional e outras dicas que eu puder pensar, é só me escrever um email (meu endereço está ali no topo do blog). :)