Tuesday, February 20, 2007

The Katzenjammer Kids

quando eu era criança vivia lendo hqs e livrinhos infantis (criança de apartamento, hehe). eu tinha os meus preferidos. lembro de um em especial, que eu carregava pra cima e pra baixo quando eu ainda mal sabia ler: era uma série de tirinhas de dois meninos endiabrados e "o capitão", um sujeito gordo e bigodudo. eventualmente, eu perdi o tal livrinho e nunca mais consegui lembrar o nome dos meninos ou do tal sujeito barbudo. consigo lembrar, ainda hoje, de tirinhas inteiras daquele livro, mas não do nome do autor ou de nada que pudesse rastrear no google. então, hoje quando eu babav... quer dizer, passeava feliz pelos corredores da cultura, eu me deparo com isso:



reconheci os meninos imediatamente! matei as saudades e desvendei um dos enigmas da minha infância!
os meninos se chamam hans e fritz: "The Katzenjammer Kids" (aqui traduzido como "os sobrinhos do capitão"), criados por Rudolph Dirks. eles apareceram pela primeira vez em 1897, no hearst newspaper (sim, do cara do cidadão kane!). velhinhos eles, não?
os dois têm uma origem bem estranha, tanto que o livro à venda na cultura não é do dirks, e sim de harold h. knerr. dirk, que originalmente escrevia as tirinhas para o hearst acabou sendo despedido e substituído pelo knerr. os dois seguiram desenhando e criando tirinhas com os meninos em jornais diferentes. deve ter sido divertido. :)

aqui tem um link bastante interessante:
the Katzenjammer Kids
harold h. knerr (olhando os desenhos, o livrinho que eu lia quando criança certamente era do knerr)

infelizmente, eu não pude comprar o livro. extrapolou meu orçamento. :(

5 comments:

Anonymous said...

Adorei seu novo layout, e não tenhov ergonha nenhuma em dizer que sou sua fã! jehheheheheh

Eu desenho também, mas assim exporadicamente quando to com inspiração e precisando estravazar alguma emoção, mas como recentemente descobri qua adoro escrever també, agora eu reveso entre escrever e desenhar, quem sabe não escreva um livro ilustrado! ahhahahahha
Falei d+, mas adoro você, digo "sua imagem virtual"

beijos

Daniela said...

muito bacana o novo visual do blogue!

ah, meu pai sempre fala desse gibi dos sobrinhos do capitão. ele diz que é o que ele lia quando era criança. eu nunca vi para vender! legal saber que tem na cultura, mas é uma pena que seja caro.

Ricardo Araújo said...

Eu tenho uma algumas dessas tiras, posso te emprestar um dia. Mas nunca gostei. Apesar dos desenhos serem legais, as tiras em geral são bobas. Tem um estilo André Macedo (vice-versa, na verdade).

Anonymous said...

poxa, katzenjammer quer dizer depressão, refere-se à melancolia (pelo menos em alemão). hehehe qual será o motivo desse nome?
eu não conhecia.
bjus!

samanta said...

que bizarro! vai ver em 1897 tinha uma conotação diferente, sei lá... :)