Wednesday, February 21, 2007

dave mckean

não dava pra sair da cultura de mãos vazias então eu encontrei, lá no meio de outros livros, escondidinho, quase caindo lá atrás da prateleira:



ainda não entendi até agora porque estava pela metade do preço. um livro importado. último exemplar. yaaay! :)

aliás, essa dupla aí (gaiman + mckean) está lançando livro novo para "crianças": "crazy hair". leia a reportagem no omelete.

de todos os artistas gráficos contemporâneos, dave mckean é, sem dúvida, minha inspiração-mor. como muito bem dito pelo mccloud (no maravilhoso desvendando os quadrinhos, uma verdadeira lição de arte, design e, claro, quadrinhos) o cara não tem um estilo muito definido, está sempre se renovando, reciclando, adequando seu traço ao trabalho em questão. e mesmo assim, podemos reconhecer de longe um trabalho seu. e o sujeito ainda domina todo tipo de técnica, e vai além: mistura todas elas com maestria. nem precisamos ressaltar que ele faz de tudo um pouco: cinema (mirrormask), música (mais precisamente jazz. ele toca piano [céus, podia ser mais perfeito??] e tem um selo chamado "feral records"), quadrinhos (dã) mas não apenas ilustrando, ele escreveu e ilustrou "cages". enfim, o cara é Foda. às vezes acho que não seria tão fã do gaiman se não fosse o mckean.
então, eu tenho uma relação amor-ódio com sua arte. ele faz eu me sentir (na respectiva ordem):
1. deslumbrada
2. emocionada
3. inspirada
4. invejosa
5. com raiva de mim mesma
6. deslumbrada (começa de novo...)

3 comments:

Julia Cabral said...

Eu me sinto assim também pela dupla gaiman/mckean. Quando terminei de ler Coraline eu realmente percebi que eles exercem influências sobre minha pessoa que nem imaginava, hehe.
Tem certos ilustradores que às vezes me fazem sentir pequena. OK, eu sou.
Acho que vou incluir algo sobre eles na minha tese de mestrado. lol

Anonymous said...

Eu achei um site a um tempo atras como todos os livros dele, tudo bonitinho com imagens e tal. Acho que alguem muito paciênte scaniou tudo!. Baixei todos, mas só li pequenos perpetuos, que fiquei apaixonada d+.
Tenho que pegar um tempo com calma sentar para ler. Mas pelo o que eu vi as ilustrações são todas realmente fantasticas.
Você tem muitos livros dele?

samanta said...

se sentir pequena é bom, dá espaço pra gente crescer. :)

bianca: na verdade, sim, mas não todos. ele tem muita coisa não publicada por aqui.
também dá pra encontrar o trabalho dele em cds, esqueci de dizer, :)
http://www.shenji.free.fr/mckean/mckean_galerie_cd.html
o meu preferido é a capa do single "god" da tori. outra artista foda. :D